Departamento de Cidadania

Criado na estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, através da Lei 11.224/2013, o Departamento de Cidadania promove ações no município de Ponta Grossa, por meio dos projetos “Cidadania nas Escolas” e “Pichar é Crime”.

“Cidadania nas Escolas” foi criado com o objetivo de enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos das Escolas Municipais, transmitindo a eles conhecimento sobre cidadania, bullying e seu impacto no convívio escolar, pichação, obediência às regras e prevenção ao uso de drogas. O projeto é executado através de palestras, vídeos, teatros e material lúdico. Estende-se aos pais ou responsáveis, que participam de reuniões onde são abordados temas como violência sexual infantil, combate e prevenção ao uso de drogas e Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde o início das atividades, em 2013, pedagogas, professoras e pais registraram uma mudança no comportamento dos alunos que tem refletido positivamente no ambiente escolar.

“Pichar é Crime” foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o patrimônio público e privado, evidenciando o impacto negativo que a pichação causa na paisagem urbana. Em diversas oportunidades são distribuídos panfletos com informações relevantes sobre o crime de pichação, as penas aplicáveis ao pichador e o canal de denúncia, o 153 da Guarda Municipal. O Departamento de Cidadania também trabalha o tema nas Escolas Municipais, através de palestras e concurso de redação com prêmios de reconhecimento aos autores dos melhores textos. Dessa forma, as crianças crescem sabendo a importância de resguardar a memória histórica da cidade.

Em 4 anos de atividade, aproximadamente 30.000 crianças e 2.800 pais participaram dos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cidadania, que atualmente é composto por dois guardas municipais e uma diretora.

 

ONDE ESTAMOS