História do Estar – Estacionamento Regulamentado
O Estacionamento Regulamentado surgiu para solucionar o problema do reduzido número de vagas de estacionamento nas cidades em relação ao grande volume da frota de veículos que circulam pelas vias.
No Brasil, a partir da década de 70, as grandes cidades começaram a estabelecer regras para o estacionamento em vias públicas utilizando a rotatividade como critério para a democratização do uso das vagas disponíveis nas ruas de maior movimento.
No município de Ponta Grossa, as primeiras regras buscando a democratização do uso das áreas de estacionamento também tiveram início na década de 70, inicialmente trazendo como forma de controlar a rotatividade a obrigatoriedade do uso do “disco de estacionamento”.
Nesse primeiro momento a obrigatoriedade do disco limitava-se ao estacionamento na Avenida Vicente Machado, Balduíno Taques, Paula Xavier, XV de Novembro e Dr. Collares, sendo que as infrações relacionadas ao estacionamento de veículos eram registradas pelos policiais militares que então faziam o patrulhamento das ruas e cuidavam do trânsito.
Esse sistema foi utilizado durante vários anos, até a sua substituição pelo sistema de talões, criado pela lei municipal 3.573/89, mas implantado somente em 1989, por meio da regulamentação com o Decreto Municipal 201/1989.
Nesse período o Estacionamento Regulamentado no município de Ponta Grossa era chamado de Zona Azul e explorado pela fundação municipal Proamor de Assistência ao Menor e a fiscalização ocorria apenas nas ruas principais de nossa cidade.
Em 2001, o Estacionamento Regulamentado passou a ser executado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte – AMTT, ocasião em que passou a se chamar EstaR, ampliando a pedido da população a sua área de abrangência.
Em 2018, buscando a melhoria na prestação do serviço iniciou-se a modernização do sistema de Estacionamento Regulamentado, o qual passou a ser informatizado.
Essa mudança iniciou-se de forma gradativa, sendo que em 2019 foram utilizados os sistemas de talões e digital, e a partir de 2020 o sistema passou a ser 100% digital.
Sendo que o acesso ao sistema Estar Digital pode ser realizado por aplicativo de celular ou pelo Website pg.estardigital.com.br.
Na Atualidade a fiscalização do Estacionamento regulamento é realizada pelos Agentes Municipais de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, de forma presencial ou por meio dos veículos dotados da tecnologia OCR.