Departamento de Cidadania

Criado na estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, através da Lei 11.224/2013, o Departamento de Cidadania promove ações no município de Ponta Grossa, por meio dos projetos “Cidadania nas Escolas” e “Pichar é Crime”.

“Cidadania nas Escolas” foi criado com o objetivo de enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos das Escolas Municipais, transmitindo a eles conhecimento sobre cidadania, bullying e seu impacto no convívio escolar, pichação, obediência às regras e prevenção ao uso de drogas. O projeto é executado através de palestras, vídeos, teatros e material lúdico. Estende-se aos pais ou responsáveis, que participam de reuniões onde são abordados temas como violência sexual infantil, combate e prevenção ao uso de drogas e Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde o início das atividades, em 2013, pedagogas, professoras e pais registraram uma mudança no comportamento dos alunos que tem refletido positivamente no ambiente escolar.

“Pichar é Crime” foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o patrimônio público e privado, evidenciando o impacto negativo que a pichação causa na paisagem urbana. Em diversas oportunidades são distribuídos panfletos com informações relevantes sobre o crime de pichação, as penas aplicáveis ao pichador e o canal de denúncia, o 153 da Guarda Municipal. O Departamento de Cidadania também trabalha o tema nas Escolas Municipais, através de palestras e concurso de redação com prêmios de reconhecimento aos autores dos melhores textos. Dessa forma, as crianças crescem sabendo a importância de resguardar a memória histórica da cidade.

Em 4 anos de atividade, aproximadamente 30.000 crianças e 2.800 pais participaram dos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cidadania, que atualmente é composto por dois guardas municipais e uma diretora.

 

ONDE ESTAMOS

 

NOSSAS AÇÕES

CONCURSO DE REDAÇÃO 2017

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, através do Departamento de Cidadania e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou em dezembro de 2017 a premiação do I Concurso de Redação: “Pichar é Crime”.

O projeto, desenvolvido durante o ano de 2017, contou com a participação de mais de 4000 alunos da rede municipal de ensino. Eles participaram de palestras realizadas pelo Departamento de Cidadania sobre o tema “Pichação” e foram convidados a escrever uma redação sobre o assunto. Os 4058 textos produzidos foram corrigidos pela Secretaria Municipal de Educação, que os classificou de acordo com critérios técnicos.

Os autores dos 40 textos que obtiveram as maiores notas foram premiados em uma cerimônia onde estavam presentes os pais, professoras, diretoras e autoridades. Os brindes, angariados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, foram patrocinados por empresários e comerciantes do município de Ponta Grossa e região.

O primeiro colocado recebeu como prêmio um smartphone e os alunos ocupantes do segundo e terceiro lugar levaram para casa um tablet.

 

 

CIDADANIA NAS ESCOLAS

Visando aproximar ainda mais a Guarda Municipal e a comunidade, o Departamento de Cidadania da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública está presente nas escolas da rede municipal de ensino.

A equipe realiza palestras sobre temas importantes para o desenvolvimento das crianças, como prevenção e combate às drogas, bullying, respeito às regras, preservação do patrimônio público e privado, dentre outros.

Além disso, os guardas do Departamento de Cidadania também fazem patrulhamentos nas escolas durante o período de início e término das aulas.

Secured By miniOrange